Tendências e Desafios dos Planos de Saúde Privados no Brasil em 2024

O ano de 2023 revelou-se um marco histórico no setor de planos de saúde privados no Brasil, trazendo consigo desafios e transformações significativas

André de Barros Martins, Vice-Presidente de Benefícios da Alper.

(*) Por André de Barros Martins – Vice-Presidente de Benefícios da Alper.

O ano de 2023 revelou-se um marco histórico no setor de planos de saúde privados no Brasil, trazendo consigo desafios e transformações significativas. Com um recorde de mais de 26% da população brasileira inscrita em planos de saúde particulares, onde cerca de 70% das contratações ocorreram via planos coletivos empresariais, o cenário evidenciou um aumento na sinistralidade, com a inflação médica variando entre 11,53% e 19,46% entre as principais operadoras.

Este aumento na sinistralidade decorre de vários fatores complexos, como o envelhecimento da população beneficiária e mudanças legislativas no comportamento de utilização do plano de saúde. Além disso, a ANS vem atualizando constantemente o seu rol, o que levou a um aumento de gastos assistenciais, com maior impacto nas terapias de baixo custo como as psicoterapias e terapias relacionadas ao tratamento do Transtorno do Espectro Autista. Estas mudanças, juntamente com o crescimento nos custos com novas medicações e tecnologias, exacerbaram os desafios nas negociações dos reajustes dos planos coletivos empresariais.

Curiosamente, na carteira da Alper Seguros, registramos um salto no impacto do reembolso de 3,92% em 2019 para 10,26% em 2022, ressaltando a necessidade de uma gestão eficaz da saúde populacional. Essa gestão envolve diagnóstico, ação, resultados e revisão contínua, complementada por estratégias como telemedicina e programas focados em públicos específicos, essenciais para resultados sustentáveis a curto, médio e longo prazo.

Do ponto de vista corporativo, os custos assistenciais diretos representam apenas 30% do impacto financeiro total relacionado à saúde dos funcionários, com os 70% restantes associados à perda de produtividade, problemas emocionais e absenteísmo. Isso destaca a importância de uma abordagem holística na gestão da saúde, considerando não apenas os custos médicos diretos, mas também o impacto mais amplo no bem-estar dos funcionários.

Além disso, a gestão eficaz de saúde requer a navegação por várias etapas, do reconhecimento de riscos até o controle efetivo, com a prevenção primária como um componente chave. A promoção da saúde, prevenção, gestão de doenças e manejo de casos graves são ações estruturadas fundamentais para enfrentar os desafios do setor.

Em resumo, 2023 foi um ano de mudanças significativas e desafios no setor de saúde privada no Brasil, exigindo das operadoras e empresas uma adaptação estratégica e uma gestão eficiente para enfrentar os novos desafios e aproveitar as oportunidades em um cenário em constante evolução, algo que esperamos ver intensificar ainda mais em 2024.

(Fonte: www.agenciasegnews.com.br)

Compartilhe

Tendências e Desafios dos Planos de Saúde Privados no Brasil em 2024

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também!

Você pode gostar dessas outras notícias

Glossário de seguros: desvendando termos em planos de proteçã...

Seguro para smartphone: A seguir os principais termos envolvidos no processo.

Digite aqui o título da sua notícia / artigo

Descreva aqui um pequeno resumo para sua notícia. Sugestão de no máximo 140 caracteres.

É preciso se atentar aos cenários climáticos

A COP 28, trouxe como principal ponto a transição energética, destacando o fim do uso dos combustíveis fósseis e o fortalecimento das energias renováveis.

A importância da felicidade nas empresas: construindo ambient...

Mas o que a felicidade de uma pessoa tem a ver com a empresa? Leia o artigo completo em nosso portal

Hora de mudar o modelo de Planos de Saúde

A necessidade de se repensar os planos de saúde, principalmente dando ênfase aos programas de Atenção Primária à Saúde (APS), foram o foco de recentes e importantes an...

Sobrecarga feminina em casa e no trabalho

As mulheres estão cada vez mais exaustas em razão da rotina no ambiente doméstico, profissional e até mesmo, no pessoal

Segurion - Corretora de Seguros
R. Bandeirantes, 31 - 1º andar - Vila Monte Serrat, Cotia - SP, 06717-205
Copyright © 2024
Segurion - Corretora de Seguros
R. Bandeirantes, 31 - 1º andar - Vila Monte Serrat, Cotia - SP, 06717-205
Copyright © 2024
Atendimento por WhatsApp
Corretor
Luiz Carlos
Atendimento de Segunda à Sexta das 08h às 18h.
Atendimento por WhatsApp
Corretora
Rosana Cristina
Atendimento de Segunda à Sexta das 08h às 18h.
Atendimento por WhatsApp
Corretor
Luiz Carlos
Atendimento de Segunda à Sexta das 08h às 18h.
Atendimento por WhatsApp
Corretora
Rosana Cristina
Atendimento de Segunda à Sexta das 08h às 18h.

Segurion - Corretora de Seguros

Copyright © 2024

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade